la vida no es una frutilla


terça-feira, 27 de setembro de 2011

eu, dona de casa III

dia de maria. bem caseira. meio mãe, meio marida, meio irmã, meio babá, meio faxineira, meio cozinheira, assim, meio dona de casa. nem dá vontade de ir trabalhar amanhã. ficar com a lilly dormindo "só mais um pouquinho"...

O QUE...

...

QUE

TU


QUER


?

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

pães

quando jesus multiplicou os pães na ultima ceia, um dos apóstolos era francês, e decidiu que seu milagre seria o croissant.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Eu, dona de casa II



Errar a consistência de uma comida não é errar "apenas" a consistência, é errar tudo! Não adianta consolar com "mas o tempero ficou muito bom", porque sabor não é só tempero. Já reparou como uma fruta pode mudar o sabor conforme ela é servida? Faz diferença servir a banana esmagada ou cortada em rodelas, comer a maçã com a mão, de colher ou garfo e faca, servir a laranja em gomos ou em fatias. 
Um prato se saboreia com a visão, o olfato, o paladar e o tato (adoro pratos que brincam com quente-frio, cremoso-crocante, doce-salgado). E se um desses quatro sentidos não aprecia a comida, já era. Se bem que, vou dar um desconto para o critério visual, pois muitas das minhas receitas preferidas são mais saborosas quanto mais estranha sua apresentação. Um exemplo? Ambrosia. 
Dia desses resolvi preparar um creme de palmito para a janta. Peguei a receita num site chamado "...de salto alto na cozinha". Perfeito para mim! Salto alto e cozinham combinam tão pouco quanto eu e o fogão. Estranho, eu conhecia uma receita de sopa de palmito que não levava farinha, mas todos os resultados do Google metiam farinha na receita, então eu joguei farinha na minha panela também. E eu lá sei qual é a textura cremosa "tipo molho branco" que minha comida tinha que atingir para poder apagar o fogo ou parar de mexer? Fato é que a consistência desejada para meu creme de palmito nunca foi atingida, pois alem de eu não saber cozinhar, usei a cebola picada em vez de ralada, usei farinha demais e liqüidificador de menos, e provavelmente leite de menos também. E provavelmente fogo demais, porque tenho mania de cozinhar em fogo alto e de esquecer as coisas no fogo... De maneira que servi uma espécie de canjica de palmito, ou purê, sei lá. Consistência errada, deixou de ser creme, tampouco era sopa, e não me interessa o quanto digam que ficou bom, fracassei.
 EU NÃO SEEEEIIII COZINHAAAARRRRR PORRA!!! 

Total de visualizações de página