la vida no es una frutilla


sexta-feira, 15 de março de 2013

Primeira

Escrever com receio,
escolhendo cuidadosamente cada palavra,
é como arrancar o carro com o freio de mão Puxado:
Não dá.

Solta o freio!

#sejoga

quinta-feira, 7 de março de 2013

08 de Março. Dia da Mulher. Que mulher?!

Mais um 08 de março chegando, mais um Dia da Mulher sendo celebrado. É dia de receber mensagens dos amigos homens dando os parabéns às suas mulheres mais queridas, é dia de comprar cosméticos em promoção, e eventualmente, de ganhar alguma flor, de preferência uma rosa vermelha. Neste dia os homens lembram-se de ser mais gentis e atenciosos, e de tratar as mulheres como o sexo frágil sem fossem todas especiais. 
Eu, que já nasci numa realidade bem diferente, que não precisei ser operária nem lutar por igualdade de salário e melhores condições de trabalho, porque os psicólogos homens que trabalham na mesma área que eu têm um salário igualzinho ao meu, celebro este dia apenas em respeito às operárias que lutaram e às mulheres que ainda lutam por seus direitos. Mas, pra dizer bem a verdade, eu me entristeço um pouco com esta data especial quenos deram no calendário. 
Acho que depois de 1968 a coisa ficou muito complicada pra nós, mulheres. 400 malucas queimaram sutiãs num concurso de beleza, em protesto contra a visão cultural da beleza feminina, que elas consideravam opressora, e de repente ficou muito difícil se comportar como mulher. Em tempo: sabia que elas nunca queimaram os sutiãs de verdade? Não teve fogo, e não eram apenas sutiãs. Era uma pilha de sapatos de salto alto, batons, sutiãs, maquiagens, cílios postiços, sprays de laquê, espartilhos, enfim, objetos que as ativistas consideravam ícones da opressão às mulheres. Daí nós, das gerações seguintes, resolvemos achar bonito deixar a sombrancelha grossa, andar vestida de menino, trabalhar como machos, passamos a idealizar a independência e a fingir que não nos importamos com casamento, porque é coisa do passado. 
Foi aí que nos perdemos. Agora a mulherada bota toda essa banca de origem feminista, mas não sustenta. E em vez de nos orgulharmos das antecessoras russas que lutaram pelos direitos das mulheres lá em 1917,  só queremos ganhar mais e mais rosas vermelhas e nos sentir especiais. Não apenas dia 08 de março, mas todos os dias. 
No fundo, todas querem ser meio sexo frágil.



domingo, 3 de março de 2013

Bicicleta sem rodinha se parar de andar cai

De repente, acorda tarde num domingo nublado e silencioso e percebe: ainda nao parou. Semanas, quase meses, se passaram sem que tenha passado um minuto sequer fazendo nada. É preciso estar muito em paz consigo e com o mundo para se permitir um momento contemplativo. Este momento virá certamente quando não puder desfrutá-lo, como defesa de fazer algo necessário ou urgente. Porque é assim que acontece com as pessoas (as neuróticas).

Total de visualizações de página