la vida no es una frutilla


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Eu, dona de casa II



Errar a consistência de uma comida não é errar "apenas" a consistência, é errar tudo! Não adianta consolar com "mas o tempero ficou muito bom", porque sabor não é só tempero. Já reparou como uma fruta pode mudar o sabor conforme ela é servida? Faz diferença servir a banana esmagada ou cortada em rodelas, comer a maçã com a mão, de colher ou garfo e faca, servir a laranja em gomos ou em fatias. 
Um prato se saboreia com a visão, o olfato, o paladar e o tato (adoro pratos que brincam com quente-frio, cremoso-crocante, doce-salgado). E se um desses quatro sentidos não aprecia a comida, já era. Se bem que, vou dar um desconto para o critério visual, pois muitas das minhas receitas preferidas são mais saborosas quanto mais estranha sua apresentação. Um exemplo? Ambrosia. 
Dia desses resolvi preparar um creme de palmito para a janta. Peguei a receita num site chamado "...de salto alto na cozinha". Perfeito para mim! Salto alto e cozinham combinam tão pouco quanto eu e o fogão. Estranho, eu conhecia uma receita de sopa de palmito que não levava farinha, mas todos os resultados do Google metiam farinha na receita, então eu joguei farinha na minha panela também. E eu lá sei qual é a textura cremosa "tipo molho branco" que minha comida tinha que atingir para poder apagar o fogo ou parar de mexer? Fato é que a consistência desejada para meu creme de palmito nunca foi atingida, pois alem de eu não saber cozinhar, usei a cebola picada em vez de ralada, usei farinha demais e liqüidificador de menos, e provavelmente leite de menos também. E provavelmente fogo demais, porque tenho mania de cozinhar em fogo alto e de esquecer as coisas no fogo... De maneira que servi uma espécie de canjica de palmito, ou purê, sei lá. Consistência errada, deixou de ser creme, tampouco era sopa, e não me interessa o quanto digam que ficou bom, fracassei.
 EU NÃO SEEEEIIII COZINHAAAARRRRR PORRA!!! 

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página